Conceito sobre VLAN's

Redes – Sabe o que é uma VLAN?

Com o aumento da dificuldade em em organizar  as diversas redes de informáticas, foram criadas redes logicas que são chamadas de VLAN, elas são usadas para aglomerar diversas máquinas de acordo com critérios que deseja utilizar (ex. grupos professores,  departamentos , entre outros). 

Como a VLANS inevitavelmente para que se tenha a comunicação entre as maquinas a informação terá que passar por um router, pois é ele o responsável por conduzir a circulação entre as redes distintas. Com o uso das VLANS se tem a vantagem da redução de custos, flexibilidade e segurança e com ela ainda pode-se definir um domínio de broadcast.


Quando ter uma rede física segmentada em VLANs?

Pensem que estão sendo contratados para efetivação de uma rede numa instituição de ensino(ex. IFBA) , de cara já se imagina que vai ter diversos blocos de administração(ex.Bloco da contabilidade, Bloco da Cordeação de ensino, Bloco de Alunos, Bloco de funcionários  etc). Com isso fica nítido que por fazerem funções distintas é importantes que as maquinas se encontrem em redes separadas. Isso se dar por um questão se segurança por que não é interessantes que(ex-funcionários). se ligue na mesma rede onde se encontram as pessoas que utilizam e fazem aparte do serviço de contabilidade.

VLANs – Tipo de portas

Portas de Acesso (ligações de acesso)
Portas Trunk (ligações partilhadas)

Uma Porta de Acesso (access), permite associar uma porta do Switch a uma vlan. As portas do tipo acesso são usadas para ligar PCs, impressoras, etc. Por omissão, todas as portas do Switch vêm configuradas na VLAN 1.

Uma Porta Trunk, normalmente usada para interligação de Switch ou ligação a routers, e permite a passagem de tráfego de várias VLANs. Configurando uma porta como trunk, todo o tráfego de todas as VLANs criadas no switch podem passar por lá, no entanto o administrador pode limitar ao número de VLANs que pretender.




Comentários